Skip to content

MESOTERAPIA

Em que consiste este tratamento?

A mesoterapia foi desenvolvida pela primeira vez em 1952 pelo Dr. Michel Pistor, um médico francês, para o tratamento da dor e problemas vasculares. Ele usou as seguintes palavras para descrever a mesoterapia: “pouca quantidade, poucas vezes, no lugar certo”.

Em 1987, a Academia Nacional de Medicina da França reconheceu oficialmente a mesoterapia como uma técnica eficaz.

A mesoterapia um método não cirúrgico e minimamente invasivo de administração de substâncias naturais que consiste em múltiplas injeções intradérmicas de uma mistura de compostos em doses mínimas. Estes compostos podem vir previamente preparados ou ser manipulados e preparados especificamente para o paciente. Extratos de plantas, fármacos, vitaminas, ácido hialurónico e outras substâncias bioativas podem ser usadas. A profundidade de penetração da agulha é relativamente superficial, as agulhas são curtas e finas e a técnica pode ser aplicada manualmente ou através de mesogun (pistola automática).

É necessário ter em atenção que substâncias não aprovadas, de origem desconhecida, não-estéreis ou à base de álcool ou óleo, não devem ser usadas para mesoterapia devido ao risco complicações como a infeção e a necrose cutânea.

 

É um tratamento simples e seguro, o que o tornou popular nos últimos anos apesar de ter sido desenvolvido há mais de 50.

Indicações e Contra-Indicações

A mesoterapia possui um amplo espectro de aplicações, mas especialmente na área da dor e da estética médica.

Tem eficácia comprovada no tratamento corporal de celulite, depósitos de gordura, flacidez, estrias, melhoria do contorno corporal; e no rosto para rejuvenescimento, hidratação, tratamento de hiperpigmentação, flacidez e de bolsas de gordura; e a nível capilar, para melhoria da densidade, prevenção e diminuição da queda, nomeadamente em condições como a alopécia.

A celulite é uma condição que afeta sobretudo mulheres, e a mesoterapia é um dos métodos mais eficazes e comprovados na redução efetiva da celulite, tendo por isso aumentado a sua procura. No entanto, para potenciar a sua eficácia máxima, é aconselhável combinar o tratamento com um plano alimentar individualizado e com a prática de exercício físico.

A mesoterapia é um procedimento seguro e minimamente invasivo, no entanto é contraindicado nos casos de doença cardíaca grave, doença renal, e doença vascular, pacientes com menos de 18 anos, com diabetes mellitus, índice de massa corporal muito baixo, gravidez e lactantes.

Procedimento

Após definir objetivos, observação, avaliação e definição do protocolo individualizado, todo o procedimento é explicado ao paciente, e é recolhido o seu consentimento informado.

Poderá ser utilizado anestésico tópico (em creme ou spray), no caso de maior sensibilidade à dor, de forma a tornar o procedimento o mais confortável possível. Em seguida, a pele do paciente é limpa e desinfetada com uma solução antisséptica, e são então administradas múltiplas injeções com agulhas finas e curtas, manualmente ou com recurso a mesogun.

Cada sessão dura cerca de 30 a 45 min, mas a aplicação do produto em si dura apenas 10 a 15 minutos.

Em geral, são necessárias quatro sessões, sendo que no caso de condições crónicas podem ser indicadas sessões de manutenção uma a duas vezes por ano. No entanto após a primeira sessão, na maioria dos casos, já é possível observar melhorias na dor,  e na aparência ou volume da área tratada (conforme o objetivo e o composto aplicado).

Não existe uma formulação padronizada para mesoterapia e os ingredientes variam dependendo das indicações e do paciente.

Os pacientes são informados que o desenvolvimento de comichão, hematomas, dor, sensação de queimadura e edema no local da injeção são normais.

A aplicação local de compressas frias após o procedimento, diminui a possibilidade de edema e inflamação da zona tratada. O paciente deve também evitar usar roupas que apertem a região submetida ao tratamento.

Podem também ser recomendadas massagens ou outro tratamento entre as sessões no local tratado, para diminuir a possibilidade de formação de edema e de nódulos.

 

O procedimento deverá ser realizado sempre por profissionais especializados e experientes, em clínicas que permitam a sua realização de forma asséptica e em segurança. 

 

Cuide de si, do seu rosto e da sua pele… nós podemos ajudar!

Veja outros posts do nosso Blog aqui.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *