FIOS
À medida que envelhecemos, os tecidos da face ganham flacidez, a gordura e os músculos perdem suporte, causando assim uma diminuição da definição do contorno do rosto e o aparecimento gradual de rugas superficiais e profundas. As áreas mais afetadas são a região malar (bochechas), supraciliar (sobrancelhas), periorbitária (contorno dos olhos) e cervical (pescoço).
Com a finalidade de suavizar os sinais do envelhecimento facial, técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas têm sido desenvolvidas nos últimos anos, como o tratamento com fios de bioestimulação. Esta técnica, que é considerada um procedimento minimamente invasivo, tem como objetivo tratar ou compensar a flacidez dos tecidos.
O que são Fios Bioestimuladores?
Os fios bioestimuladores são fios absorvíveis, que podem ser compostos por diferentes substâncias ou materiais (polidioxanona, ácido polilático, policaprolactona) e podem ser lisos ou conter espículas. No geral, os fios lisos ou não espiculados são utilizados para bioestimulação pura, sem efeito de sustentação, e estão indicados em zonas em que não se pretenda reposicionar estruturas, mas apenas melhorar a tensão cutânea e diminuir a flacidez da pele. São ideiais por exemplo para tratamento da região glabelar, região da pálpebra inferior e infraocular, rugas do lábio superior (código de barras) e região submentoniana.
O que são Fios de Sustentação?
Os fios de sustentação, são fios espiculados e têm na sua estrutura uma espécie de garras que permitem uma ancoragem dos tecidos. Este tipo de fios permite, para além da bioestimulação e consequente melhoria da flacidez, reposicionar tecidos ptosados, com efeito tipo lifting dos tecidos do rosto e pescoço.
Os resultados obtidos são satisfatórios e duradouros.
Os fios não absorvíveis (polipropileno, fios de ouro) têm caído em desuso pelo facto de se manterem permanentemente nos tecidos, estarem associados frequentemente a complicações (migração, extrusão, infeção, reação de corpo estranho, assimetria, fibrose, entre outras), e não se adaptarem às alterações da estrutura do rosto, inerentes e características da idade, originando assim, muitas vezes, deformidades e resultados pouco naturais.
Assim, quando se pretende realizar um procedimento minimamente invasivo, com efeito tipo lifting, a utilização de fios absorvíveis tornou-se mais desejável, já que estes, ao contrário dos não absorvíveis, são degradados pelo organismo, favorecendo a migração e proliferação celular, e consequentemente, o estímulo da síntese de colagénio.
A aplicação dos fios bioestimuladores é um procedimento médico. É realizada após anestesia local, para maior conforto, sendo um procedimento relativamente rápido e muito bem tolerado. Cada fio é posicionado através da introdução de uma cânula que contem o fio no seu interior. A cânula é depois retirada, ficando apenas o fio no interior dos tecidos. Não há cicatrizes e os fios são flexíveis, adaptando-se às estruturas móveis do rosto e pescoço e não ficam percetíveis.
Após o procedimento, pode existir algum edema transitório, e podem surgir hematomas, que desaparecem dentro de alguns dias. Pode ser benéfica a aplicação de frio nas primeiras 48 horas. Deve ser evitada a manipulação da região tratada, estando por isso desancoselhadas massagens, depilação ou outro tipo de mobilização. Em regiões móveis, deve ser minimizada ao essencial a mobilização mímica muscular. O exercício físico deve ser também evitado nos primeiros dias.
Para um resultado eficaz, é essencial que o paciente siga estas recomendações de forma responsável e cuidada.
Após a aplicação do fio, inicia-se a estimulação dos tecidos circundantes, à custa de uma resposta tecidual. O mecanismo de ação consiste na estimulação de fibroblastos, que respondem devido a uma inflamação tecidual. A resposta histiocítica e fibroblástica local consegue estimular a produção de colagénio (principalmente tipo l). Esta produção de colagénio é aumentada gradativamente e constantemente ao longo de semanas ou meses. Assim, os tecidos ficam mais fortalecidos, mais tensos, mais hidratados e com menor flacidez.
A PDO (polidioxanona) presente nos fios começa a estimular a pele cerca de duas semanas após o procedimento, e a produção de colagénio torna-se gradualmente mais intensa. O efeito de sustentação (lifting) dos tecidos, a longo prazo, deve-se á produção de pontes fibróticas organizados durante a permanência do fio e em resposta ao mesmo, e à fibrose residual após a sua absorção. Está demonstrado que os fios podem permanecer no organismo por um período de até seis meses, mas o seu efeito de sustentação e de bioestimulação pode durar até dois anos.

Os fios de polidioxanona (PDO) são indicados para rejuvenescimento facial e cervical, efeito de lifting facial, atenuação dos sulcos nasogeniano e labiomentoniano, flacidez submentoniana, rugas perioculares e peribucais, elevação da sobrancelha e no geral para reposicionamento de tecidos ptosados.
O tratamento com fios de PDO não é indicado para grávidas ou lactantes, pessoas com infeções locais, doença física grave, algumas doenças auto-imunes, cardiopatias isquémicas, hipertensão não controlada, hemofilia ou outro distúrbios da coagulação, transtornos psiquiátricos, doença oncológica ativa.
Com bons resultados, este é um procedimento que se tem destacado e ganho espaço e importância nas técnicas de medicina estética facial, principalmente por ser um procedimento não cirúrgico, eficaz, com baixa taxa de complicações e relativamente rápido. A utilização de fios de PDO tem efeitos satisfatórios para os pacientes, sobretudo quando associada a outras técnicas, como o preenchimento com ácido hialurónico, a utilização de toxina botulínica, o tratamento com bioestimuladores injetáveis, entre outros, que acabam por se potenciar entre si.
É indispensável uma consulta médica prévia para anamnese, observação, avaliação e esclarecimento, e é essencial que se procurem para isso profissionais médicos especializados.
Levando em consideração o envelhecimento cutâneo, associado à idade, mas também causado, principalmente, pela falta de colagénio na pele, os fios de PDO apresentam-se como uma alternativa viável e satisfatória de rejuvenescimento facial e de prevenção precoce dos sinais de envelhecimento.
Cuide de si, do seu rosto e da sua pele… nós podemos ajudar!
Veja outros posts do nosso Blog aqui.
